Yumiko Yoshioka

Refinaria Teatral traz Yumiko Yoshioka e Miguel Camarero – Dois expoentes da arte Butoh no Projeto Teatro Uma Pátria Habitável

Serão espetáculos e oficinas de 18 a 29 de setembro!

Refinaria Teatral traz a japonesa mestra da arte Butoh Yumiko Yoshioka e espanhol Miguel Camarero no Projeto Teatro Uma Pátria Habitável contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo. Os dois irão ministrar oficinas, preparar espetáculos e interpretar em eventos que vão de 18 a 29 de setembro, na Zona Norte de São Paulo. Ao todo serão duas oficinas e quatro apresentações. A maioria dos eventos é gratuita exceto os dos dias 28 e 29 de setembro.

Programação:

 Oficina – Dias 18, 19, 20 e 21 de setembro, das 13h às 18h

Oficina Ressonância corporal por Yumiko Yoshioka para atores e bailarinos.

 

Apresentação: Dia 21 de setembro, sexta-feira, às 21h

Espetáculo com os alunos da oficina Ressonância Corporal.

 

Apresentação: Dia 22 de setembro, sábado, às 21h

Monólogo Antes do amanhecer com Yumiko Yoshioka

 

Apresentação: Dia 23 de setembro, domingo, às 19h

Monólogo Con-sequência com Miguel Camarero

 

Apresentação: dia 28 de setembro, sexta-feira, às 21h

Espetáculo Peregrinação com o grupo Refinaria Teatral – obra demonstração de trabalho

 

Oficina –dia 29 de setembro, sábado, das 14h às 19h

Oficina BodyKronos com Miguel Camarero

 

Ana Szcypula da Refinaria Teatral se encontrou pessoalmente com Yumiko Yoshioka em Guadalajara no México em uma relação de tríplice intercâmbio (Refinaria, Teatro Rabinal do México e Yumiko). A partir desse trabalho, Yumiko teve interesse de aprofundar o intercâmbio, concretizando em um segundo encontro pessoal em São Paulo. Yumiko e Miguel Camarero trabalham juntos.

 

Yumiko Yoshioka é uma mestra da 3° geração de butoh, com mais de 50 anos de carreira e desenvolveu sua própria pesquisa, a Ressonância Corporal. Tem um currículo vasto, já participou de diversas obras e se apresentou pelo mundo todo, hoje, essa artista de reconhecimento internacional, tem sede em Berlim.

 

Miguel Camarero

Miguel Camarero é ator, dançarino de butoh e palhaço. Também é diretor e preparador de dança-teatro. Formado em atuação na N. Y. University, Escola Tisch das Artes, Programa de Teatro.

Iniciou sua carreira de ator aos dezesseis anos em Madri, Espanha, com o Grupo de Teatro de Câmara e Ensayo e com o grupo coletivo de teatro Colmena. Em 1977 ele se muda para Nova York, onde continua atuando em teatros latino-americanos. Continua sua carreira de ator em diferentes locais, sendo notavelmente reconhecida a interpretação de Dali em Don Subrealism no Open Eye Theatre, N.Y.

Ele integrou o grupo suíço Mime Theatre Mummenschanz e se juntou à turnê Big Apple Circus para a Costa Leste em Grandma Meets Mummenschanz, apresentado também no Lincon Center de Nova York. Em Madri, ele também toca no Fragmento 1 de Samuel Beckett, no festival de teatro Festival Escena Contemporanea. Sala Pradillo; e Harold Pinter’s One fort ele Road. Sala Cuarta Pared.

Após sua experiência em Circus, ele criou o palhaço Tachin Talete e atuou em diferentes locais da Espanha. Como palhaço colaborou também com Clowns Without Borders e viajou para a Namíbia para realizar apresentações e ensinar oficinas.

 

Apresentações:

 

Monólogo Antes do amanhecer com Yumiko Yoshioka

“Before Dawn – Antes do amanhecer”, uma dança/teatro de metamorfose, onde a escuridão se transforma em brilho. Através de sua própria transformação, Yumiko ilumina segredos em nossos corpos. Criaturas escondidas em nossas memórias esquecidas começam alegremente a reviver. Algo grotesco, embora estranhamente belo, atrai nossa atenção. Nós não podemos deixar de ser cativados por esta força estranha, uma fonte de escuridão e luz.

 

Monólogo Con-sequência de Miguel Camarero

Uma sequência de acontecimentos da vida que acabam gerando consequências. Ações que parecem estar separadas uma das outras, mas são reflexos de acontecimentos que se conectam. Miguel mostra neste monólogo a força de seu dança-teatro, o “BodyKronos”.

 

Peregrinação – demonstração de trabalho (Work in progress) da Refinaria Teatral

“Peregrinação” é o nome dado a abertura pública de uma parte do processo da construção da nova obra do grupo Refinaria Teatral, a peça “O Ritual”.

A exposição e abertura do trabalho em modelo de apresentação, demonstra em ação algumas etapas do processo do grupo de seu “Teatro Marcial”. Passa por exercícios para construção da estética, a criação do personagem com a proposta estética partindo de técnicas especificas, improvisações até chegar na exposição de cenas sequenciais do novo trabalho, a obra “O Ritual”.

 

Pesquisa Ressonância Corporal:

Parte da terceira geração de artistas do Butoh, Yumiko desenvolveu um estilo pessoal de trabalho de corpo chamado Resonance Corporal, que integra a prática Butoh com características da ginástica Noguchi Taiso e vários outros métodos de treinamento asiáticos para ajudar a preparar o corpo para receber e transmitir danças e inspirações. A Ressonância Corporal parte da ideia de que o mundo, incluindo o nosso corpo e alma, consiste em ondas vibratórias que criam ressonâncias constantes como ecos. Quando ajustamos nosso corpo a essa frequência, recebemos imagens, sentimentos e sensações em conformidade. Para que isso aconteça, precisamos primeiro sacudir a tensão desnecessária. Com efeito, fazemos uma tela branca do nosso corpo para pintar uma nova cor sobre ela. Esfregando a oxidação e a antena de polimento para capturar ondas de camadas profundas do corpo. As transformações e as concentrações da dança/teatro quebram a casca da forma. Eles derretem a armadura de nosso ego, permitindo que memórias ressonantes emerjam de nossas células que estão flutuando no líquido primário do tempo.

 

Descrição da oficina de Butoh:

O corpo como um receptáculo de tempo. – Uma dança de metamorfose inevitavelmente aparece.

O foco principal desta oficina é uma pesquisa consciente na unificação do nosso corpo / mente / alma, para que possamos aproveitar profundamente o processo intrínseco de metamorfose através do espírito da dança. Através de uma contínua exploração de nossas memórias coletivas passadas, podemos encontrar uma veia de abundantes recursos criativos, enriquecendo a essência de nossa vida.

A ressonância corporal é uma chave para abrir as portas de um mundo em constante mudança dentro e fora de nós mesmos, o que ajuda o corpo a revelar seus segredos, mantendo-os até que eles brilhem e tremam. Tudo está em ressonância um com o outro. Através de um diálogo com nosso corpo, podemos aprender a ser movidos pelas forças internas e externas, percebendo assim que somos uma parte do Universo.

 

Sobre a oficina de “BodyKronos”:

A oficina “BodyKronos” é um workshop de movimento criativo baseado na dança butoh e no teatro físico. Destina-se a todos os interessados em estabelecer uma relação profunda com as possibilidades expressivas de seu corpo, independentemente da idade ou do treinamento prévio. O corpo reflete a passagem do tempo através de transformações, internas e externas, e movimentos, conscientes e involuntários que nos conectam com o fluxo vital da energia cósmica. O corpo mantém essas experiências que são uma fonte inesgotável de inspiração. Através de uma prática consciente que combina corpo, imaginação e alma, podemos nos conectar com esse fluxo de energia vital e intuitivamente, fazer parte da dança da criação do universo. BodyKronos extrai conhecimento das técnicas de Butoh, Dança Sagrada, Chi kung, Za Zen e Feldenkrais para oferecer a possibilidade de relacionar o movimento de maneira mais profunda e consciente através de transformações físicas, intelectuais e emocionais.

 

Refinaria Teatral

Refinaria Teatral

 O grupo Refinaria Teatral é um teatro de treinamento que pesquisa e desenvolve técnicas  extraídas da arte marcial Karatê-do. Essa pesquisa prática gera um estilo particular de comunicação e efeito cênico que aprimoram a presença cênica do ator, amplificando e retendo a energia corpórea, gerando cenas, gerando ações e personagens arquétipos. A grande produção de energia corporal sobre controle do ator gera um magnetismo potente que traz o espectador para dentro da obra. Recursos de ação que saíram dessa pesquisa, como a ação fotográfica e o ator fragmentado, estimula o criativo, o reflexivo do espectador fazendo com que ele crie junto com a obra. Chamamos essa pesquisa, trabalho pilar do grupo Refinaria, de Teatro Marcial.

O grupo surge em meados de 2006, quando Ana Szcypula (Atriz e pesquisadora) e Daniel Alves Brasil (Ex-Sensei de Karatê, ator, dramaturgo e diretor teatral) se juntam em uma sala, motivados a estudar a obra “Espelho” de Daniel. Em poucas semanas o texto fica de lado e ambos começam a trabalhar exaustivamente sobre a estética do ator de teatro e sua presença de cena. Daniel e Ana, fundadores do grupo, convidam outros atores para participar dos exercícios que ali estavam sendo desenvolvidos. Pouco mais de dois anos, em outubro de 2008, aquele grupo de artistas se reúnem para batizar o coletivo, surge então o grupo Refinaria Teatral.

Durante esses anos o grupo criou 7 obras, participou de alguns fóruns nacionais e internacionais, organizou e realizou palestras, participou e organizou mostras teatrais, organizou oficinas de diferentes linguagens artísticas, realizou oficinas sobre seus trabalhos, parcerias com universidades nacionais e internacionais, parcerias com diferentes grupos nacionais e internacionais, já apresentou seus trabalhos na Argentina, México, Venezuela e Chile.

Em nossas obras discutimos as distintas temáticas na relação de opressor e oprimido, buscando quebrar paradigmas e situações de comodismos. Mas isso não fica só nas temáticas trabalhadas, também no trabalho de corpo do ator, nas diferentes encenação e efeitos cênicos.

O grupo Refinaria Teatral, busca com seus trabalhos, não uma situação de aplauso, embora isso também aconteça, mas, gerar um incômodo reflexivo no espectador em diferentes esferas.

Página no facebook: https://www.facebook.com/refinaria.teatral/

Site: https://www.refinariateatral.com.br/

 

Serviço:

A Refinaria Teatral realiza o projeto Teatro Uma Pátria Habitável contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo.

 

Os eventos de 18 a 23 de setembro são gratuitos!

 

Oficina – Dias 18, 19, 20 e 21 de setembro, das 13h às 18h

Oficina Ressonância corporal por Yumiko Yoshioka para atores e bailarinos.

Duração de 4 dias com cinco horas cada dia, totalizando 20 horas de oficina.

 

Apresentação: Dia 21 de setembro, sexta-feira, às 21h

Espetáculo com os alunos da oficina Ressonância Corporal.

 

Apresentação: Dia 22 de setembro, sábado, às 21h

Monólogo Antes do amanhecer com Yumiko Yoshioka

Duração: 35 minutos.

 

Apresentação: Dia 23 de setembro, domingo, às 19h

Monólogo Con-sequência com Miguel Camarero

Duração: 35 minutos.

 

Apresentação: Dia 28 de setembro, sexta-feira, às 21h

Espetáculo Peregrinação com o grupo Refinaria Teatral – obra demonstração de trabalho

Duração: 1h30 minutos.

Ingresso: R$ 10,00 (preço único).

 

Oficina –dia 29 de setembro, sábado, das 14h às 19h

Oficina BodyKronos com Miguel Camarero

Um dia com 5h de treinamento.

Investimento: R$ 90,00 reais.

 

Local:

 

Sede do Grupo Refinaria Teatral

Rua João de Laet, 1507 – Vila Aurora – Zona Norte

Tel: 11 3624-9301

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 15

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo