República Ativa de Teatro apresenta a peça infantil A Sombra do Vale – A História Que Já Foi Contada Muitas Vezes no projeto Sonhos em Tempos de Guerra

Dia 6 de julho, sábado, às 16h, estreia o espetáculo infantil A Sombra do Vale – A História Que Já Foi Contada Muitas Vezes da República Ativa de Teatro no Teatro João Caetano. A peça integra a Mostra Sonhos em Tempos de Guerra,contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A temporada segue até 4 de agosto, sempre aos sábados e domingos, às 16h. Grátis!

Partindo do tema discutido no projeto – as chamadas “guerras cotidianas” – seis jovens atores trouxeram diversos questionamentos relevantes. A provocação cênica é dos artistas da República Ativa, e o elenco é composto pelos seis jovens atores: Amanda Cruz, Ana Medeiros, Caio Martins, Jhon Yuri, Jonathan Araújo e Thauany Mesquita. Dentre as diversas inquietações, duas delas foram recorrentes: as consequências da negligência, do abandono e do distanciamento e a necessidade de recuperar as relações. E encontraram nas notícias sobre o desastre ambiental de Brumadinho uma oportunidade de tratar desse assunto que, infelizmente, ainda acontece.

E como as crianças recebem notícias como essas que recheiam as manchetes de televisão? Qual a relação delas com tantas tragédias que estamos todos sujeitos, tanto nas dimensões de Brumadinho como nas relações mais pessoais e familiares? Como elas percebem essas perdas e lidam com elas? Até que ponto a inconsequência do adulto interfere na vida e nos sonhos dos pequenos? O que a gente faz para trazer de volta o que está escondido? Essas e outras questões foram latentes nesse processo, e nortearam a construção da dramaturgia, recheada de ludicidade e poesia.

Através de um processo colaborativo intenso, o grupo foi construindo a narrativa que resultou numa aventura que permite desbravar os mares de lama que a vida nos traz e buscar entender como é possível seguir vivendo, e de que maneira podemos enfrentar essa sombra que pode ter tantas formas.

Sinopse

Tudo estava como sempre, até que um dia a sombra desceu o vale. Não houve tempo para perceber o que aconteceu. Só se sabe que tudo está diferente e todos perderam algo. Diante de tantas incertezas, o espetáculo embarca numa aventura sob um rio de lama em busca de respostas.

Projeto Sonhos em Tempos de Guerra da República Ativa de Teatro contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo!

Sobre a Mostra Sonhos em Tempos de Guerra

A partir da temática do espetáculo O Inimigo, a República Ativa de Teatro criou e desenvolveu o projeto Sonhos em tempos de Guerra, contemplado pela 32ª Edição da Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Trata-se do aprofundamento da pesquisa da Cia que aborda questões relevantes e delicadas para crianças e jovens, e que proporciona o desenvolvimento de 5 (cinco) novos espetáculos teatrais, com linguagens e abordagens distintas e a participação de diversos outros artistas.

O projeto propõe debater poeticamente a relação da criança com as chamadas “guerras cotidianas” – conflitos que fazem parte do dia a dia e que a criança nem sempre é convidada a refletir sobre eles. Debater é trocar argumentos, discutir ideias. A partir de um debate rico, em que os lados têm liberdade para colocarem suas opiniões livremente, quem assiste ou participa poderá construir o seu ponto de vista com base no que lhe pareceu mais verossímil. Numa sociedade cada vez mais binária, os debates tendem a ser menos honestos, pautados na intenção de apenas defender a própria ideia sem permitir conhecer a ideia do outro. As pessoas se encastelaram em verdades prontas, e quem discorda delas está contra quem as defende. Essa intolerância que se vê entre adultos também reflete entre as crianças e adolescentes, com consequências igualmente grandes para eles e para a sociedade.

A Cia traz à tona esses questionamentos, se propondo a pensar, discutir e direcionar o olhar para a formação de nossas crianças que cresce em meio a uma sociedade tomada por diversas guerras – como gênero, educação, entre outras –, apresentando ao público essas problemáticas com responsabilidade e poesia. Os primeiros resultados desse processo de pesquisa poética serão apresentados nesse formato de Mostra, que vai de Junho à Dezembro de 2019.

O Inimigo abriu essa Mostra (em Junho, no Teatro Décio de Almeida Prado – Itaim Bibi), que seguirá com as apresentações dos demais espetáculos e também debates públicos sobre o Teatro e a Criança. As apresentações serão todas gratuitas, e acontecerão em Teatros Públicos Municipais. Os debates ocorrerão na Embaixada Cultural – sede da República Ativa -, que fica na Vila Dom Pedro II – Zona Norte da cidade. 

Sobre a Cia:

Desde 2006, a República Ativa de Teatro realiza sua pesquisa sobre uma arte pertinente ao universo infantil. Em um primeiro momento de sua história, adaptou para a realidade da criança do século XXI textos clássicos de Maria Clara Machado. Depois, seguiu para a criação de espetáculos autorais tendo como base temas do universo da criança da chamada “geração google”, baseando sua pesquisa no Teatro Contemporâneo e suas as diversas possibilidades poéticas.

Nesses 13 anos de estrada nos deparamos com O Real Imaginário, nos encantamos com uma Bruxinha Que Era Boa, sonhamos com um Cavalinho Azul, voamos com A Menina e o Vento, tentamos descobrir Quem Apagou a Luz?, saímos em busca da Parte Que Falta com os questionamentos do jogo Splash ou A História da Gota Que Sonhava Ser Rio, e, recentemente, descobrimos muitas coisas sobre O Inimigo, além de criar uma vasta relação com crianças através de muitas histórias contadas e divertidas oficinas criativas.

Atualmente, inauguramos nossa primeira sede, a Embaixada Cultural, na Vila Dom Pedro II (Zona Norte de São Paulo/SP), que nos possibilitou aprofundar a pesquisa e desenvolver nosso projeto de Fomento “Sonhos em Tempos de Guerra”, que já está gerando novos espetáculos e debates com questões necessárias e urgentes.

Sobre o Pelotão de Apoio:

Em janeiro de 2019, a República Ativa abriu uma convocação para atores e/ou estudantes de artes cênicas, interessados em teatro para a infância e juventude, para integrar o “Pelotão de Apoio” do projeto “Sonhos em Tempos de Guerra”.

De março a julho, os Soldados-Artistas recrutados tiveram a oportunidade de participar dos estudos e oficinas do projeto, acompanhar os ensaios e criações da Cia, e principalmente, integrar o processo de criação do espetáculo A Sombra do Vale, que recebeu a provocação cênica dos artistas da República Ativa de Teatro.

Ficha Técnica

Provocação Cênica: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves

Elenco: Amanda Cruz, Ana Medeiros, Caio Martins, Jhon Yuri, Jonathan Araújo e Thauany Mesquita

Dramaturgia: Processo colaborativo

Organização Dramatúrgica: Amanda Cruz, Vivi Gonçalves e Leandro Ivo

Orientação Corporal: Vitor Vieira

Cenário e Figurino: O Grupo

Iluminação: Rodrigo Palmieri

Paisagem Sonora: Luana Coelho

Colaboração Musical: João Cruz

Confecção de Figurinos: A Mais Braba

Designer Gráfico: Elaine Alves

Assessoria de Imprensa: Bemelmans Comunicações

Produção: Fulano’s Produções Artísticas

Produção Executiva: Célia Ramos

https://www.republicaativa.com.br/

https://www.facebook.com/RepublicaAtiva/
https://www.instagram.com/republicaativa/

Serviço:

A Sombra do Vale

Local: Teatro João Caetano

Rua Borges Lagoa, 650

Vila Clementino, São Paulo

Tel: (11) 5573-3774

Sábados e domingos, às 16h, no teatro João Caetano.

De 06 de julho a 4 de agosto

Grátis

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br/
https://www.facebook.com/bemelmanscomunica/

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 16

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo