Adélia Issa – Soprano

Iniciou seus estudos de canto com Herminia Russo em São Paulo, cidade onde nasceu, prosseguindo-os na Manhattan School of Music, em Nova York. Participou de cursos de aperfeiçoamento operístico com Graziella Sciutti, Carolina Segrera e Carmo Barbosa e, com bolsa de estudos do Ministério da Cultura, realizou um curso de dicção em vários idiomas com Nico Castel, na Metropolitan Opera de Nova York. Em música de câmara, recebeu a orientação do renomado pianista Dalton Baldwin.

Apresenta-se regularmente em todo o Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, em recitais, concertos sinfônicos e em óperas, e dentre suas atuações mais importantes destacam-se as óperas Un Ballo in Maschera de Verdi, ao lado do tenor Carlo Bergonzi e Carmen de Bizet, com Plácido Domingo e Justino Díaz. Seu repertório abrange composições de várias épocas e estilos, incluindo oratórios de J.S. Bach, Händel, Haydn, Brahms, Kodály e Szymanowski, óperas de Purcell, Mozart, Donizetti, Rossini, Puccini e Carlos Gomes, e obras de Villa-Lobos, Stravinsky, Alban Berg, Ginastera e Penderecki, entre inúmeras outras. Merece destaque sua atuação em Pierrot Lunaire de Schoenberg, com recriação em português de Augusto de Campos, apresentada em várias cidades brasileiras.

Vem desenvolvendo pesquisas e um extenso repertório como intérprete de música de câmara, com acompanhamento de piano, violão, e conjuntos instrumentais com diversas formações. Foi solista em primeiras audições mundiais de obras de vários compositores brasileiros, entre eles Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Jorge Antunes, Jocy de Oliveira, Gilberto Mendes e no Requiem de Cláudio Santoro – com regência do compositor – e em obras do cubano Leo Brouwer, do colombiano Andrés Posada, do britânico Stephen Goss e do uruguaio Eduardo Fernandez.

Adélia Issa e Marília Pêra

Artista versátil, Adélia Issa participou de shows com Arrigo Barnabé, Tetê Espíndola, Ná Ozzetti, Marília Pêra, Grupo Uakti, e de espetáculos multi-meios dirigidos por Gerald Thomas, William Pereira, Lívio Tragtemberg e Ivaldo Bertazzo, entre outros.   

Possui Mestrado em Performance Musical pela Universidade de São Paulo, e tem ministrado cursos em alguns dos principais festivais de música do país, entre eles o de Campos do Jordão, Ourinhos, Maringá, Goiânia, Campo Grande e João Pessoa. Tem realizado palestras em universidades e escolas de música em todo o Brasil e nos Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Colômbia e Cuba.

CD Vozes Mulheres

Adelia Issa gravou em LP as Modinhas Imperiais (recolhidas por Mário de Andrade) para o selo Eldorado, e suas gravações mais recentes incluem os CDs Puertas, com o violonista Edelton Gloeden (Selo Sesc) e Vozes Mulheres, com a pianista Rosana Civile, que apresenta canções de compositoras brasileiras.

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 19

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo