Os Quatro Cantos de Elpídio!

Música, teatro e documentário.

Gabriel Ivanoff e Rita Gutt – Foto de Edson Prudêncio

No dia 13 de agosto, às 21h. a companhia Navega Jangada de Teatro estreia o documentário sobre Elpídio dos Santos (1909-1970) e a cultura de São Luiz do Paraitinga e a peça “Os Quatro Cantos de Elpídio” que fala do amor da personagem Catarina por uma música e sua viagem em busca desse compositor. Serão 8 apresentações virtuais da peça com foco nas cidades de São Paulo, Taubaté, Caçapava, São Bernardo do Campo, São José do Barreiro e São Luiz do Paraitinga. O projeto foi concebido antes da pandemia, adaptado posteriormente e é realizado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Todos os eventos são gratuitos!

Para gravar o documentário Um Canto Caipira, o grupo esteve em em São Luiz do Paraitinga onde entrevistou a família do Elpídio, registrando imagens de onde viveu, suas cerâmicas. Conversaram com um historiador local, João Rafael Cursino, doutor em cultura popular da região. Para o levantamento do legado cultural falou com o músico e poeta da região Gilberto Leandro Cursino Barbosa, que é professor da rede pública. O documentário entra no ar no dia 13 de agosto e fica até o fim do cronograma de apresentação da peça.

Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Rita Gutt – Foto de Edson Prudêncio

Sinopse da peça Os Quatro Cantos de Elpídio: O amor de uma menina por uma música! É assim que começa a viagem de Catarina pelos quatro cantos, atrás do compositor que toca seu coração com tanta poesia e melodia.

É uma história contada e cantada por 8 festeiros, que passam por devoções, carnavais, personagens como Mazzaropi (que teve canções de Elpídio em seus filmes), até quem sabe chegar em Elpídio dos Santos, o tão procurado compositor. Um universo de cores, festas, lembranças, e muita saudade!!

Na peça integram o elenco oito atores e músicos Rita Gutt, Gabriel Ivanoff, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Thiago Mota. A criação é de Talita Cabral e Rodrigo Régis.

Elpídio dos Santos (1909-1970) foi parceiro e amigo de Mazzaropi, criando 25 trilhas para seus filmes. Autor de uma extensa obra como A Dor da Saudade, Você Vai Gostar (conhecida muitas vezes por Casinha Branca) e Lua na Roça, teve inúmeros sucessos gravados por artistas como Almir Sater e Sérgio Reis, Fafá de Belém, Vanuza, Cascatinha e Inhana, Renato Teixeira entre outros. Suas músicas fizeram parte da trilha sonora das novelas: Cabocla Rede Globo), Rei do Gado (Rede Globo), Pantanal (TV Manchete/SBT) e Meu Pé de Laranja Lima (Band).

Cronograma das apresentações da peça Os Quatro Cantos de Elpídio:

13 de agosto, sexta-feira, às 21h – São Paulo

14 de agosto, sábado, às 21h – São Paulo

15 de agosto, domingo, às 19h – São Paulo

20 de agosto, sexta-feira, às 21h – Caçapava

21 de agosto, sábado, às 21h – Taubaté

22 de agosto, domingo, às 19h – Taubaté

27 de agosto, sexta-feira, às 21h – São Bernardo do Campo

28 de agosto, sábado, às 21h – São José do Barreiro

29 de agosto, domingo, às 19h – São Luiz do Paraitinga

Documentário: estreia dia 13 e ficará disponível até dia 29 de agosto.

Oficina: dias 24, terça-feira a 26 de agosto, quinta-feira, das 20h às 22h.

A companhia Navega Jangada de Teatro, fundada em meados de 2008, já vinha desenvolvendo desde 2006 um trabalho de pesquisa que tem como algumas de suas referências o teatro popular, a corporalidade do ator, o teatro de animação, a linguagem não verbal, o circo e a música (ao vivo) como forma de narrativa.

Estreou com o espetáculo Nas terras de Kublai Khan em agosto de 2008 no Sesc Santos e desde então possui um vasto repertório de espetáculos, contações e intervenções, circulando por diversas unidades do Sesc, SESI, entre outros locais como ONG’S, Casas de Cultura, etc; atuando também na área da arte-educação, ministrando oficinas e vivências.

Ficha técnica:

Peça Os Quatro Cantos de Elpídio

Criação: Talita Cabral e Rodrigo Régis
Texto e direção: Talita Cabral

Direção Musical: Rodrigo Régis
Elenco (atores/músicos): Rita Gutt, Gabriel Ivanoff, Rodrigo Regis, Dicinho Areias, Alef Barros, Melina Marchetti, Rebeka Teixeira e Thiago Mota.
Cenário: Zé Valdir
Figurinos: Nagila Sanches

Auxílio biográfico: Negão dos Santos e Lia Marques
Iluminação: Danilo Mora
Técnico de som: Yuri Melo

Fotos: Edson Prudêncio

Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans

Produção: Fulano’s Produções (Leandro Ivo e Rodrigo Palmieri)

Duração: 80 min

Documentário Um Canto Caipira

Realização: Navega Jangada e Madureira Film

Duração: 30 minutos

Grátis!

Classificação indicativa: Livre
Realização: PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Facebook: @navegajangada

Instagram: @navegajangada
Youtube: https://www.youtube.com/user/navegajangada

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br

Facebook: @bemelmanscomunica

Instagram: @mbemel

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 22

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo