Marina Martins volta ao Brasil para tocar Claudio Santoro

A violoncelista Marina Martins, que vive atualmente na Suíça, volta ao Brasil para ser solista no Concerto para Violoncelo de Claudio Santoro com a Orquestra Filarmônica de Goiás sob regência de Neil Thomson. Esse evento integra o projeto Brasil em Concerto que busca gravar em CD pela Naxos obras de compositores brasileiros. O concerto acontece no Teatro do Centro de Convenções da PUC, em Goiânia, no dia 21 de novembro, e as gravações começam no dia 23.

Marina Martins nasceu na Nova Zelândia e começou a estudar violoncelo pelo método Suzuki aos 3 anos de idade. Logo depois a família mudou-se para o Brasil onde ela continuou seus estudos. Aos 15 anos quis aprimorar-se na Europa, foi para a Inglaterra estreando como solista e depois para a Alemanha onde estudou com Pieter Wispelwey. Na Suíça está sob orientação de Danjulo Ishizaka na Musik Akademie Basel. Marina venceu seu primeiro concurso aos 8 anos e mais recentemente ganhou o prêmio Exilarte Preis, na Áustria.

O maestro Neil Thomson já regeu Marina Martins no concerto de Joseph Haydn com a Osesp, quando ganhou o Concurso Jovens solistas em 2018.

O Concerto para Violoncelo de Claudio Santoro foi escrito em 1961, em Berlim, para o violoncelista brasileiro Aldo Parisot, que fez a estreia com a Buffalo Philharmonic Orchestra, nos Estados Unidos, em 1965.

Marina Martins – foto de Marco Costa

Biografia da artista

A violoncelista brasileira Marina Martins é uma jovem artista que traz para o cenário da música uma intensidade emocional pautada pela sofisticação, expressiva musicalidade e domínio técnico. Em 2018, venceu o concurso Jovens Solistas da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e foi escolhida pelo júri para receber a Medalha Eleazar de Carvalho. Marina apresentou-se como solista em dois concertos na temporada de 2019 da OSESP. Mais recentemente ganhou o prêmio Exilarte Preis, na Áustria.

Entusiasta camerista, Marina tem sido frequentemente convidada para atuar em grupos de câmara com profissionais renomados da Europa como o violinista Pieter Schoeman, com o concertino da London Philharmonic Orchestra, com Wenzel Fuchs, primeiro clarinetista da Filarmônica de Berlim, e Stefan Mendl, pianista do Trio Vienense, entre outros. A violoncelista já se apresentou em locais de prestígio como Sala São Paulo em São Paulo e no Lincoln Center em Nova Iorque. Esteve em apresentações na Inglaterra, Suíça, Itália, França, Alemanha, Áustria, Estados Unidos e Canadá.

Nascida em 1999 na Nova Zelândia, venceu seu primeiro concurso aos 8 anos e teve sua estreia como solista na Inglaterra aos 16 anos. Atualmente, baseada na Suíça, Marina estuda na Musik Akademie Basel, com Danjulo Ishizaka. Foi aluna de Pieter Wispelwey na Alemanha e participou de masterclasses com protagonistas da cena musical internacional como Gary Hoffman, Antonio Meneses, Laurence Lesser e Jérôme Pernoo.

Marina apresenta-se com um violoncelo de Giuseppe Guarneri, filius Andreae, de 1712,   generosamente concedido em empréstimo por um colecionador particular da Escócia.

Marina Martins

Site: https://www.marinamartins.art/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC55b_MzC2P1w0_fGT8EgVog/featured

Instagram: @marina.c.martins

Links: https://linktr.ee/marinamartins.cello

Fotos de Marco Costa

Serviço:

Dia 21 de novembro,domingo, às 11h

Concerto: Obras de Cláudio Santoro

Repertório: 

Santoro, C. – Sinfonia nº 11
Santoro, C. – Cello Concerto
Santoro, C. – Sinfonia nº 12

Orquestra Filarmônica de Goiás

Regência: Neil Thomson

Solista Marina Martins (Violoncelo)

Local: Teatro do Centro de Convenções da PUC

Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Câmpus II, Av. Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, 74885-460

500 lugares (número de lugares permitidos com as restrições da pandemia)

Instagram da orquestra: @orquestrafilarmonicadegoias

Grátis!

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 20

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo