Mestre Luiz Paixão, maior referência viva da rabeca na atualidade, fará oficinas e shows em bibliotecas

De 2 a 8 de dezembro, o Mestre Luiz Paixão, maior referência viva da rabeca na atualidade, fará oficinas e shows com Baião Lascado em bibliotecas de São Paulo como Jardim Umarizal, Itaquera, Vila Perus, Tatuapé e Santo Amaro. A realização é da Japuara Produções Culturais. Todas as apresentações são presenciais e gratuitas.

A oficina consiste em um encontro de 50 minutos no qual o Mestre Luiz Paixão irá passar seus ensinamentos de forma oral, tanto dos princípios musicais básicos que possibilitam uma aprendizagem autônoma da rabeca, quanto trupés, pisadas, loas e sotaques dos demais instrumentos e enredo ao qual está relacionado o cavalo- marinho.

O show será de forró de rabeca e sambada de cavalo- marinho. 

Sinopse: Pinica essa rabeca, parea! Balança esse ganzá, morena! Vem no balanço do forró de rabeca dançar as riquezas culturais da Zona da Mata Pernambucana e participar de uma vivência de cavalo marinho com o Mestre Rabequeiro Luiz Paixão.

Mestre Luiz Paixão – Fotos Xirumba Amorim

Mestre Luiz Paixão é a maior referência viva da rabeca na atualidade. Oriundo de uma família de músicos e rabequeiros, Seu Luiz começou seu aprendizado no instrumento aos 12 anos de idade, de forma autodidata e independente. Com o tempo passou a frequentar os brinquedos da região da Zona da Mata, onde nasceu, como o Cavalo Marinho, Coco e Forró e, com mais de 60 anos de carreira, se mantém ativo como mestre.

A agência de produção cultural Japuara, nasce através da resistência e da luta pelo protagonismo das periferias em suas produções e construções de narrativas através da arte. Tem como objetivo difundir as produções periféricas e as culturas tradicionais brasileiras por meio do fortalecimento
do lugar de fala dos artistas das periferias, dos mestres e mestras das tradições indígenas e afrodiaspóricas para que então seja preservada a memória das raízes do Brasil. 

Desde 2019 a produtora proporciona a vinda e produção de algumas webséries com mestres e mestras da cultura popular, dentre essas produções a Websérie Cavalo Marinho Boi Brasileiro, cujo mestre é Luiz Paixão, que virá para São Paulo realizar 5 oficinas e shows na rede municipal de bibliotecas acompanhado do grupo Baião Lascado.

Serviço:

Dia 2 de dezembro, quinta-feira, às 14h – Biblioteca Marcos Rey

Av. Anacé, 92 – Jardim Umarizal, São Paulo – SP, 05755-090

Dia 3 de dezembro, sexta-feira. às 15h – Biblioteca Vicente de Carvalho

R. Guilherme Valência, 210 – Conj. Res. José Bonifácio, Itaquera, São Paulo – SP, 08253-280

Dia 6 de dezembro, segunda-feira, às 15h – Biblioteca Padre José de Anchieta

R. Antônio Maia, 651 – Vila Perus, São Paulo – SP, 05204-110

Dia 7 de dezembro, terça-feira, às 16h – Biblioteca Cassiano Ricardo

Av. Celso Garcia, 4200 – Tatuapé, São Paulo – SP, 03064-000

Dia 8 de dezembro, quarta-feira, às 15h – Biblioteca Prefeito Prestes Maia

Av. João Dias, 822 – Santo Amaro, São Paulo – SP, 04724-001

Classificação: Livre

Duração: 120 min (50 min de oficina e 60 min de show)

Todas as atividades são gratuitas

Facebook: https://www.facebook.com/JapuaraProducoes

Instagram: @japuara, @mestreluizpaixao e @baiaolascado

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br/
https://linktr.ee/bemelmans

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 25

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo