Nilton Junior promove Oficina de poesia improvisada em bibliotecas

De 4 a 15 de dezembro acontecem as Oficinas de Poesia Improvisada e shows de samba de coco com o Mestre Nilton Junior do coco de Toré Pandeiro do Mestre, em 5 bibliotecas da cidade de São Paulo, nos bairros de Guaianases, Vila Mariana, Jardim Oriental, Vila Pirituba e Limão. Os eventos serão presenciais e gratuitos.

Dando continuidade ao projeto Formação Cultural do Brasil que circulou a rede municipal de bibliotecas em novembro de 2019, a produtora cultural Japuara, propõe 5 encontros com o Mestre Nilton Junior do coco de Toré Pandeiro do Mestre para oficinas de poesia improvidas e shows de samba de coco.

Quando alguém se vê diante de um poeta improvisador, seja esse poeta… um mestre repentista, ou um mestre de qualquer outra manifestação popular que tenha o verso improvisado como um de seus elementos constituintes, em algum momento, tendo esse alguém afinidade (ou não) com os códigos relativos à prática cultural que ele está testemunhando, se perguntará: “Como esses mestres conseguem realizar, de improviso e de um modo quase sempre tão bem resolvido, estruturas aparentemente tão complexas?”

Para qualquer um (que não seja poeta popular) que observe o ato de criação de um verso improvisado, fica sempre faltando a experiência pessoal de como se dá a dinâmica, no intelecto, dos processos anímico-espirituais da criação subjetiva em si. De como o “milagre” vem a ser, a partir do mundo interior do poeta, os que não dominam a arte do improviso, pouco ou nada sabem. Para os que não dominam a mestria de fazer verso improvisado, apenas o “milagre” da coisa em si, da coisa pronta, torna-se perceptível percepção. A parte da percepção dos processos de criação, que é invisível aos olhos é silenciosa aos ouvidos. Apenas quem é poeta improvisador conhece. E os poetas improvisadores seguem envoltos em uma aura de misticismo como se portadores de um dom inato e inacessível.

Nossa Vivência de Poesia Improvisada pretende, através da prática em grupo, demonstrar que esse pretenso dom é na verdade o resultado de um trabalho. Trabalho que é em parte, lúdico e inconsciente, onde os jovens futuros poetas populares são primeiramente expostos à experiência de testemunhar encontros (às vezes até casuais) onde veteranos improvisadores permitem que eles conheçam os mecanismos do método que os tornou capazes de improvisar. E em parte, resulta em um segundo momento, do esforço pessoal em um treinamento laboral baseado nas experiências absorvidas junto aos veteranos mestres. 

A mestria de fazer poesia improvisada resulta de uma prática que tem o que podemos chamar de um “método pedagógico”.

É uma ciência. Mesmo que nunca tenha sido apresentada como uma tal dentro dos rigores acadêmicos formais.

Ao final, será feita uma breve apresentação de coco de toré.

A Japuara Produções Culturais tem objetivo de difundir as culturas populares do Nordeste e Norte e valorizar as tradições por meio do fortalecimento do lugar de fala dos mestres e das tradições indígenas e afrodiaspóricas para que estas não sejam cooptadas pelo colonizador.

Nilton Junior – Foto de José de Holanda

Ficha técnica:

Nilton Junior – mestre do coco pandeiro do mestre

Natália Santos – coro e pandeiro

Patricia Soares – coro e maracás

Luciana Félix – Bombo

Serviço:

Dia 4 de dezembro, sábado, às 16h – Biblioteca Cora Coralina

R. Otelo Augusto Ribeiro, 113 – Guaianases, São Paulo – SP, 08412-010

Dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 16h – Biblioteca Viriato Corrêa

R. Sena Madureira, 298 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04021-050

Dia 10 de dezembro, sexta-feira, às 16h – Biblioteca Paulo Duarte

R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jardim Oriental, São Paulo – SP, 04321

Dia 14 de dezembro, terça-feira, às 16h – Biblioteca Brito Broca

Av. Mutinga, 1425 – Vila Pirituba, São Paulo – SP, 05110-000

Dia 15 de dezembro, quarta-feira, às 16h – Biblioteca Jayme Cortez

Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 – Limão, São Paulo – SP, 02721-200

Classificação indicativa: Livre
Duração: 60 min. 
Formato da apresentação: Itinerante 

Presencial 

Instagram: @nilton.nascimento2018 e @japuara

Grátis!

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br/
https://linktr.ee/bemelmans

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 25

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo