Show Os Quatro Cantos de Elpídio da Cia Navega Jangada no Youtube

Show Os quatro cantos de Elpídio – Rita Gutt – Foto de Leandro Ivo

Dia 19 de dezembro, às 19h, domingo, estreia o show Os Quatro Cantos de Elpídio da Cia Navega Jangada no Youtube. O projeto foi contemplado pelo ProAC Expresso LAB (Programa de Ação Cultural Expresso Lei Aldir Blanc). “O projeto aprofunda cada vez mais no universo de sons e cores do compositor Elpídio dos Santos”, conta Talita Cabral, diretora da companhia. A temporada virtual vai até 29 de dezembro e é gratuita.

Para este show, a companhia conta com a participação mais que especial do grupo musical Paraganga, que tem como seus integrantes familiares de Elpídio (Lia Marques – neta, Negão dos Santos – filho e Renata Marques – nora), além do músico e compositor João Gaspar.

O enredo mescla canções, trechos sobre a vida e obra de Elpídio, além de cenas do espetáculo da companhia que homenageia o compositor e a cidade de São Luiz do Paraitinga. “Um palco que se recebeu uma grande festa de cores, musicalidades e lembranças!!”, se anima o diretor musical Rodrigo Régis.

Nascido em uma cidade que cultiva a música regional paulista até hoje, Elpídio dos Santos compôs canções que contêm a delicadeza das toadas interioranas. Mais de mil músicas ainda não totalmente catalogadas pela família fazem parte de seu repertório. Trata-se de um compositor marcante para a tradição musical paulista, que cria para presentear os familiares e amigos, já que pouco ganha com a música.

Parceiro de Mário Zan, 3 Os Quatro Cantos de Elpídio – Cia Navega Jangada Anacleto Rosas Júnior, Priminho, algumas de suas composições são gravadas por Tonico e Tinoco, como a valsa Me leva (1960, com Priminho); pelas Irmãs Galvão, como o xote Velha história (1956); por Cascatinha e Inhana, como a toada Rede de Taboa (1960) e Ave Maria do Sertão (1952); e por Renato Teixeira, que grava, em 1997, Casinha Branca. Mas sua obra não se limita aos gêneros chamados “regionais”. Ele também cria choros, valsas, marchas, dobrados, maxixes, sambas, cateretês, e outros gêneros, como o baião Chegadinho, chegadinho, gravado por Dircinha Costa com acompanhamento de Elpídio ao violão em 1954, ou Manakiriki, parceria com Mario Zan, cujo gênero é indicado como tupianã no selo do disco lançado em 1960 pelas Irmãs Celeste. Cai Sereno, composta em parceria com Conde, é gravada por Mazzaropi em 78 rpm, em 1955, e pela dupla Pena Branca e Xavantinho, em 1994, no CD Uma dupla brasileira. Além de contribuir para a preservação da música regional, lega aos sete filhos – todos músicos – a tarefa de divulgá-la através do Grupo Paranga que, desde 1973, resgata a memória musical da cidade de São Luís do Paraitinga, incluindo as marchinhas tradicionais que animam o carnaval até hoje. Sua obra é reconhecida e marca o repertório de artistas como Sérgio Reis (Lá no pé da Serra, 1990), Fafá de Belém (Você Vai Gostar, 1993), Suzana Salles (A Dor da Saudade, 2004) e Juliana Caymmi (Vento Noroeste, 2010)

Depois de estrear em 2018 o espetáculo Os Quatro Cantos de Elpídio, estreia em 19/12/2021 o show cênico que aprofunda ainda mais a musicalidade caipira e poética do compositor.

Show Os quatro cantos de Elpídio – Lia Marques e Renata Marques na frente – Foto de Leandro Ivo

A Cia Navega Jangada de Teatro foi fundada em 2008 em Santo André/SP, resultado de pesquisas na área do teatro de animação, circo, corporeidade do ator e música desde 2006. Fundada por Talita Cabral (diretora e atriz) e Rodrigo Regis (compositor e diretor musical e músico) tem como principal característica em seus trabalhos a música como forma de narrativa. Possui um vasto repertório de espetáculos teatrais, que mesclam a manipulação de bonecos, tecidos, objetos, o circo, a música ao vivo e a linguagem não verbal. Além de contações, intervenções e oficinas. Seus integrantes possuem inúmeras habilidades musicais e habilitação na área da arte e também na arte-educação. Estreou em 2008 no SESC Santos para um público de 700 pessoas com o espetáculo “Nas Terras de Kublai Khan”, e percorreu a partir de então diversas unidades de SESC, SESI, Prefeituras, etc. Esteve em temporada em locais como: Teatro Martins Pena, SESC Vila Mariana, entre outros. Participou por quatro anos do Festival de Teatro de Bonecos em São Paulo (organizado pela Cia Circo Navegador), ao lado de cias renomadas na área do teatro de animação. E em 2015 foi convidada para integrar a programação do Festival em comemoração aos 15 anos do festival, como o espetáculo “Balonário – O Balão do Imaginário”. Estreou em abril de 2016, no SESC Santo André, o espetáculo que une circo, teatro e música: “Temos Vagas”, que posteriormente foi contemplado pelo ProAC Circulação de Espetáculos Infanto-Juvenis e também pelo Viagem Teatral do SESI 2017, além de diversas temporadas e apresentações em unidades do SESC. Em junho de 2017 estreou “A Pequena Semente do Tempo” com uma temporada no SESC Santo André, a partir da pesquisa do teatro de animação. O espetáculo foi contemplado pelo Edital Território SESI-SP de Arte e Cultura 2018 e pelo ProAC LAB 2020. Em 2018 estreou o espetáculo “Os Quatro Cantos de Elpídio”, numa homenagem ao compositor Elpídio dos Santos (autor de diversos sucessos nacionais, incluindo os filmes de Mazzaroppi), que foi contemplado pelo ProAC Circulação 2019, e também ganhou uma versão de show musical em 2021, através do ProAC LAB.

Facebook: @navegajangada

Instagram: @navegajangada
Os Quatro Cantos de Elpídio (O Show) fica em cartaz no youtube da Cia Navega Jangada (youtube.com/navegajangada) até 29/12/2021.

Show Os Quatro Cantos de Elpídio – Foto de Leandro Ivo

Ficha técnica:

Criação: Talita Cabral
Texto e direção: Talita Cabral

Direção Musical: Rodrigo Régis
Elenco (atores/músicos): Rita Gutt/ Gabriel Ivanoff/
Rodrigo Regis/ Dicinho Areias/ Alef Barros/
Melina Marcehtti/ Rebeka Teixeira/ Thiago Mota
Cenário: Zé Valdir
Figurinos: Nagila Sanches
Auxílio biográfico: Negão dos Santos e Lia Marques
Iluminação: Marcos Diglio
Convidados: Negão dos Santos/ Lia Marques/ Renata Marques/ João Gaspar

Captação de áudio e vídeo: Estúdio 185

Assessoria de imprensa: Bemelman’s Comunicações

Produção: Fulano’s Produções Artísticas

Contemplado pelo ProAC Expresso LAB (Programa de Ação Cultural Expresso Lei Aldir Blanc)

Serviço:

Show Os Quatro Cantos de Elpídio

Cia Navega Jangada
De 19/12 a 29/12

Local: Youtube youtube.com/navegajangada

Classificação indicativa: Livre

Duração: 50 minutos

Grátis!

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
http://www.bemelmans.com.br/
https://linktr.ee/bemelmans

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 25

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo