Home A Empresa Como Trabalhamos Quem somos Clientes Contato Matérias

 

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO APRESENTA O QUINTETO PERSCH – PREMIADÍSSIMO GRUPO DE CÂMARA

Músicos tocarão nos 5 acordeões obras de grandes compositores brasileiros como Guerra-Peixe, Gnattali e Nazareth

Crédito da foto: Marcos Muzi

Dias 24, 25, 26 e 27 de agosto de 2017, de quinta à domingo, às 19h15, a Caixa Cultural São Paulo apresenta o Quinteto Persch, cinco acordeões interpretando belas composições brasileiras. Participação especial do acordeonista e compositor Toninho Ferragutti. A entrada é franca e o patrocínio do show é da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Quinteto Persch é formado pelos músicos Adriano PerschAndré MachadoDaniel CastilhosEzequiel de Toni e Luciano Rhoden.

Quinteto Persch apresentará obras de importantes compositores brasileiros - Henrique Alves de Mesquita, Carlos Gomes, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth, César Guerra-Peixe, Ernani Aguiar, Otavio de Assis Brasil e Toninho Ferragutti -, algumas delas registradas em álbum homônimo, o terceiro da carreira deste importante grupo de acordeonistas gaúchos. Lançado em 2015, o CD "Brasileiríssimo" foi imensamente reconhecido pelo Prêmio Açorianos de Música 2015, tendo conquistado 5 troféus nas categorias Melhor Arranjador (Adriano Persch), Melhor Álbum Erudito, Melhor Instrumentista e Melhor Intérprete (Quinteto Persch), Melhor Compositor (Toninho Ferragutti).

Programa

Ernani Aguiar (1950)
Quatro Momentos nº 3
1. Tempo de Maracatu
2. Tempo de Cabocolinhos
3. Canto
4. Marcha

Henrique Alves de Mesquita (1830-1920)
Batuque

Otavio de Assis Brasil (1984)
À Moda Francesa
O Afiador de Faca

Ernesto Nazareth (1863-1934)
Vem Cá, branquinha

Radamés Gnattali (1906-1988)
Pixinguinha (Suíte Retratos)
Pé de Moleque

Carlos Gomes (1836-1896)
O Burrico de Pau

César Guerra-Peixe (1914-1993)
Mourão

Toninho Ferragutti (1959)
Nem Sol Nem Lua
Na Sombra da Asa Branca

Quinteto Persch iniciou suas atividades em 1999, em Porto Alegre, tendo como objetivo difundir o acordeão através da música de câmara, demonstrando sua versatilidade e propondo-se à exploração do instrumento com repertório erudito.

Completa, em 2017, 18 anos de atividades ininterruptas e é o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e com proposta artística exclusivamente voltada ao acordeão. O Quinteto Persch, durante estes anos, participou de concertos em teatros, auditórios, programações de universidades e grupos orquestrais como a Orquestra de Câmara Fundarte, Orquestra de Câmara da ULBRA; festivais de música como o XXII Festival Internacional de Música de Belém do Pará, II Festival Internacional SESC de Música de Pelotas – RS, II Festival Internacional de Acordeon - MG e o III Festival Internacional da Sanfona - Juazeiro - BA. O Quinteto foi contemplado no Projeto Petrobras Cultural 2007 com a gravação do seu primeiro álbum, pelo qual recebeu, em 2009, o Prêmio Açorianos de Música, promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre - RS, como melhor álbum do gênero erudito, categoria instrumentista.

Foi vencedor do Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010, para a realização de turnê na região nordeste do Brasil. Também em 2010, foi selecionado para apresentar-se na 3ª Feira Música Brasil, realizada em Belo Horizonte – MG. Em 2011, o Quinteto Persch foi selecionando nos editais nacionais do BNDES, para apresentar-se no Rio de Janeiro, e da Caixa Cultural Brasília.

Lançou, em 2012, o segundo CD de sua carreira, com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Recebeu também o “Prêmio Funarte de Concertos Didáticos 2012 e 2014”, para a realização de concertos em várias escolas públicas do país.

Realizou, em 2013, através do Programa de Intercâmbio do Ministério da Cultura, oficinas e concertos nas cidades de Salto e Montevidéu - Uruguai.

Lançou, em 2015, o terceiro CD, "Brasileiríssimo", no qual interpreta obras de Toninho Ferragutti, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e Villa-Lobos.  Desde então, o Quinteto Persch, tem se dedicado à divulgação desse trabalho, que agora chega à capital paulista com o patrocínio da Caixa Cultural.

Vídeo: Concerto para Acordeon - Quinteto Persch https://youtu.be/Id4yl4oSpJ4

Adriano Persch – Formado no Curso de Graduação em Música: Licenciatura - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, possui especialização em Educação a Distância – EAD/SENAC. Integra, desde 1996, o quadro de professores da Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE (RS). Estudou acordeão com o Professor Oscar dos Reis, de Caxias do Sul. Foi coordenador do 1º e 2º Encontros de Acordeonistas - FUNDARTE e já se apresentou em inúmeros concertos com grupos, festivais e encontros de música.

Toninho Ferragutti  (participação especial) – Considerado um dos mais inventivos e talentosos acordeonistas em atividade, é também compositor e arranjador, possuindo extensa participação em centenas de cds e shows de artistas importantes do Brasil e do exterior. Tem, em sua discografia, 10 cds solo e em parceria com outros instrumentistas, com indicações ao Grammy Latino (anos 2000, com o cd Sanfonema; e 2014, com o cd Festa na Roça), Prêmio Tim, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, Prêmio da Música Brasileira (indicação como melhor instrumentista, em 2014). Recebeu o Troféu Açorianos de Música 2014/2015, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (RS), como Melhor Compositor Erudito. Seu mais recente cd, A Gata Café, está entre os melhores lançamentos de 2016, na opinião do crítico musical Carlos Calado.

Ficha Técnica

Quinteto Persch

         Adriano Persch

          André Machado

          Daniel Castilhos

          Ezequiel de Toni

          Luciano Rhoden

Direção Musical: Adriano Persch

Participação Especial: Toninho Ferragutti (acordeão)

Elaboração do Projeto eCoordenação Geral de Produção Gisella Gonçalves

Produção Executiva Lígia Fernandes

Sonorização e Iluminação Kiko Carbone (Loop Estúdios)

Fotografia: Marcos Muzi

Projeto Gráfico: Mauro Aguiar

Assessoria de Imprensa: Miriam Bemelmans (Bemelmans Comunicações)

Agradecimentos

          Ibare Izolan (Acordeon & Cia -www.acordeonecia.com.br)

          Márcia Bertotto (Santander Cultural - Porto Alegre/RS)

          Marcos Júlio Fuhr (Fundação Ecarta - Porto Alegre/RS)

          Massimo Pigini (Pigini Accordions - www.pigini.com)

          Mônica Bertotto (Santander Cultural - Porto Alegre/RS)

          Paulo Amaral (MARGS - Porto Alegre/RS)

Serviço:

Categoria: Concerto

Quinteto Persch

Local: CAIXA Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP

Datas: 24, 25, 26 e 27 de agosto de 2017.

Hora: de quinta-feira a domingo, às 19h15

Classificação indicativa: livre

Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria, no dia do espetáculo limitado a um par por pessoa, a partir das 9h)

Informações - Tel: (11) 3321-4400

Capacidade: 80 lugares

Duração: 70 minutos

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

Para receber informações dos eventos culturais divulgados pela Bemelmans Comunicações
enviem um
e-mail

Bemelmans Comunicações
Assessoria de Imprensa

Email