Espetáculo infanto-juvenil discute preconceito de gênero: O Incrível Caso do Menino de Vestido circula pelas cidades de Caraguatatuba, Votorantim e Pindamonhangaba em agosto.

Thiago Ubaldo em O Incrível Caso do Menino de Vestido Credito Rodrigo Palmieri

De 4 a 10 de agosto, o espetáculo infanto-juvenil O Incrível Caso do Menino de Vestido passará por três cidades do interior de São Paulo: Caraguatatuba, Votorantim e Pindamonhangaba. A peça integra o projeto “Preconceito, Gênero e Afeto – Intersecções para uma cultura de respeito”, da República Ativa de Teatro, contemplado pelo ProAC 40/2022 de Cidadania Cultural Produção e Realização de Projeto Cultural / Cultura LGBTQIA+”, do Governo do Estado de São Paulo. Grátis!

A história de Dennis revela a inocência e a ingenuidade da criança diante dos preconceitos dos adultos. Em cena estão os atores Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves. A direção é de Fernando Neves.

O projeto propõe a circulação desse espetáculo e de um bate-papo após cada apresentação por 3 cidades do interior do estado: em Caraguatatuba, as apresentações serão no Teatro Mário Covas, no dia 3 de agosto, às 14h30 e às 19h30; em Votorantim, no dia 8 de agosto, no Auditório Municipal de Votorantim “Francisco Beranger”, às 15h e às 20h; e em Pindamonhangaba, será no dia 10 de agosto, no Teatro Galpão, às 15h e às 20h. Todas as sessões serão gratuitas e abertas à população.

Sinopse

Dennis era um menino comum: ia à escola, jogava futebol, tinha amigos… Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata. Algo de extraordinário simplesmente tinha que acontecer! Com recortes e fragmentos de um inesperado acontecimento, esta trama vai mostrar que nem tudo é o que parece ser.

Leandro Ivo e Vivi Gonçalves em O Incrível Caso do Menino de Vestido Credito Rodrigo Palmieri

Release

Um menino pode usar um vestido?

A história de Dennis revela a inocência e a ingenuidade da criança diante dos preconceitos dos adultos. Afinal, quem foi que disse que menino não pode usar vestido? Quem foi que ditou as regras que determinam nossa cultura? A cultura é estática ou está sempre em transformação? É possível falar sobre preconceito de gênero com uma criança? Essas e outras perguntas foram fundamentais para a construção desse espetáculo, que é fruto da pesquisa da República Ativa de Teatro.

O espetáculo “A Incrível Caso do Menino de Vestido” é uma trama divertida e sensível, que propõe ao espectador pensar sobre os (pre)conceitos da nossa sociedade. Foi criado durante o projeto “Sonhos em Tempos de Guerra” (32ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo), mas sua estreia foi adiada por conta da pandemia. Em dezembro de 2021 foi criada uma versão para vídeo, e agora, 3 anos depois, finalmente ele estreará nos palcos.

No enredo, Dennis é apresentado como um menino comum. Mas ele se sentia diferente. Achava que sua vida era chata e monótona. Diante de uma rotina sem maiores surpresas, algo de extraordinário simplesmente tinha que acontecer! E foi exatamente quando aconteceu que tudo a sua volta virou “de cabeça pra baixo”: ele decidiu usar um vestido, e isso gerou uma infinidade de comentários, julgamentos e opiniões de todos os lados, principalmente de sua família. Mas, afinal, por que uma ação tão simples pode gerar tanta polêmica? Será que existe mesmo um problema com Dennis, ou esse problema está nos julgamentos de todos à sua volta? Com recortes e fragmentos deste episódio, o espetáculo mostra os desafios que Dennis enfrentou ao se vestir desta forma.

Mas será que tudo é o que parece ser? Por quais motivos Dennis resolveu usar um vestido? Será que as regras sociais são realmente mais importantes do que os sentimentos humanos? Até que ponto somos reféns dessa moral? A quem ela serve? Ao falar sobre gênero, também trazemos à realidade da criança e do adulto tais questionamentos, apresentando um caso real (entre tantos outros) que evidencia a urgência de discutir os assuntos propostos com nosso público.

Para tratar esse tema tão delicado, o grupo convidou o ator e diretor Fernando Neves para orientar essa etapa da pesquisa, trazendo seus conhecimentos da linguagem do Circo-Teatro e melodrama. Oriundo de uma família tradicional circense, Neves guiou o trabalho com técnicas de interpretação e de escolhas dramatúrgicas dessa linguagem para ajudar a contar a trama desse herói. Sim, herói no sentido de que ele passa por diversas provações sem desviar seu caráter. Essa escolha é pertinente para mostrar que a ação de Dennis é genuína e não merece ser julgada superficialmente. Tratar de preconceito é mostrar as diversas perspectivas e o quanto elas podem ser falhas por se basearem apenas na aparência ou em regras que nem sempre se encaixam na realidade.

Você se sente bem vestido da tua própria opinião?

Sobre a Cia

República Ativa de Teatro desenvolve desde 2006 uma sólida pesquisa dentro do universo teatral para crianças, intitulada “O Real Imaginário”. Com um premiado repertório de espetáculos, contações de histórias e oficinas, a Cia continua atuante, experimentando e reafirmando escolhas em prol de um teatro infantil artisticamente relevante. 

           Nesses 17 anos de estrada nos encantamos com uma Bruxinha Que Era Boa, sonhamos com um Cavalinho Azul, voamos com A Menina e o Vento, tentamos descobrir Quem Apagou a Luz?, saímos em busca da Parte Que Falta com os questionamentos do jogo Splash ou A História da Gota Que Sonhava Ser Rio. Depois, descobrimos muitas coisas sobre O Inimigo, conhecemos crianças bem Invocadxs, um prefeito que não conhece A Cidade de Dentro, e nos emocionamos com O Incrível Caso do Menino de Vestido, além de criar uma vasta relação com crianças através de muitas histórias contadas e divertidas oficinas criativas

​        Em 2019 inauguramos nossa sede, a Embaixada Cultural, na Vila Dom Pedro II (Zona Norte de São Paulo/SP), que nos possibilitou aprofundar a pesquisa e desenvolver nosso projeto de Fomento “Sonhos em Tempos de Guerra“, que gerou novos espetáculos e debates com questões necessárias e urgentes.

​        O teatro é um espaço de reflexão poética, estética e social. O teatro para crianças contribui para a construção de um cidadão pensante e consciente, que seja capaz de ir além de reproduzir discursos prontos, mas que observe e transforme o seu entorno. Despertar essa sensibilidade estética em crianças e adultos é proporcionar ao público outras possibilidades de fruição, contribuindo para uma sociedade mais humana e consciente.

Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves, e Leandro Ivo em O Incrível Caso do Menino de Vestido Credito Rodrigo Palmieri

Ficha Técnica

Argumento e Dramaturgia: República Ativa de Teatro

Atores-criadores: Leandro Ivo, Rodrigo Palmieri, Thiago Ubaldo e Vivi Gonçalves

Direção: Fernando Neves

Iluminação: Rodrigo Palmieri

Trilha Sonora Original: André Grynwask

Figurinos: Daíse Neves

Cenário: Leandro Ivo e Zé Valdir Albuquerque

Operador de Som e Luz: Rafael Lopes

Assessoria de Imprensa: Bemelmans Comunicações

Produção: Fulano’s Produções Artísticas

Assistente de Produção: Célia Ramos

Serviço 

O Incrível Caso do Menino de Vestido

Gratuito

Caraguatatuba

Dia 4 de Agosto de 2023, sexta-feira

Sessões às 14h30 e às 19h30

Teatro Mario Covas

Av. Goiás, 187 – Indaiá

Votorantim

Dia 8 de Agosto de 2023, terça-feira

Sessões às 15h e às 20h

Auditório Municipal de Votorantim “Francisco Beranger”

Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 – Centro

Pindamonhangaba

Dia 10 de Agosto de 2023, quinta-feira

Sessões às 15h e às 20h

Teatro Galpão de Pindamonhangaba

Rua Jadir Figueira, 2750 – Parque das Nações

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 60 minutos


Links
Site: 
www.republicaativa.com.br

Facebook: facebook.com/RepublicaAtiva 

Instagram: @republicaativa   

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
https://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel
https://linktr.ee/bemelmans

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 16

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo