No dia 26 de abril, sábado, às 18h, o Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga com um recital de canto e piano, Georgia Szpilman e João Antônio Parizoto, na Universidade Presbiteriana Mackenzie em Higienópolis. Grátis!
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é uma das mais importantes compositoras brasileiras. Pianista e regente brasileira, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. É autora da marchinha de carnaval Ó Abre Alas e compôs mais de 300 peças, incluindo marchinhas, polcas, lundus e músicas para teatro.
Georgia Szpilman é grande intérprete de música brasileira como Pixinguinha, Chico Bororó, Chiquinha Gonzaga, João Guilherme Ripper, Jocy de Oliveira e Villa-Lobos.
João Antônio Parizoto se apresenta regularmente no Centro de Música Brasileira e abrirá o recital com a Pequena Valsa de Osvaldo Lacerda. O pianista tem em seu repertório vários compositores brasileiros como Alberto Nepomuceno, Alexander Levy, Arthur Napoleão, Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, Cláudio Santoro, Emília De Benedictis, Hekel Tavares, Nilcéia Baroncelli, Souza Lima, Villa-Lobos e Villani-Côrtes.
Programa
Osvaldo Lacerda – Pequena Valsa (piano solo)
Chiquinha Gonzaga
Ó Abre-Alas
Anita
Machuca
Corte na Roça
Mulatinha
Meditação
A Feijoada Brasileira
Não insista Rapariga
Lua Branca
Corta Jaca
Água da Fonte do Vintém
Tango Brasileiro para Piano
Beijo
Atraente
Flor Amorosa
Valsa do Amor
Temporada 2025 do Centro de Música Brasileira
Sempre aos sábados, às 18h, na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campos Higienópolis
* Recitais Prêmios pelo Concurso de Piano Hotel Toriba 2024
31 de maio
João Pedro Sigoli (piano) – 2º lugar *
Duo Cerri-Botelho (flauta e piano)
28 de junho
Álvaro Henrique (violão)
Maestro João Maurício Galindo (palestra sobre Música Erudita Brasileira)
30 de agosto
Isabella Perazzo (piano) – 3º lugar *
Jordan Alexander (piano) – 3º lugar *
27 de setembro
Lucas Gonçalves (piano) – 1º lugar *
25 de outubro
Olivia Tebaldi (piano) – Menção honrosa *
Orquestra de Cordas Laetare – regente Muriel Waldman
29 de novembro
Eliseth Gomes e Jessye Ariane, canto e Antônio Carlos Magalhães (cravo)
Georgia Szpilman estudou com Richard Reiß, na Freiburg Musikhochschule, na Alemanha e com Elena Konstantinovna. Atuou como solista em As Bodas de Fígaro como Condessa, Turandot comoLiú, sob a regência de Romano Gandolfi, Electra, 3ºserva, regência de Gabor Ötvös, Viúva Alegre (Valentina), maestro Sílvia Barbato, Cavaleria Rusticana, Lola, Norma, Clotilde, Carmen, Mercedes, La Traviata, Flora, The Médium, Mônica, entre outras. Realizou concerto em homenagem a Carlos Gomes, com a Orquestra Sinfônica de Aracajú, sob a regência de Ian Bressan. Foi solista com a Orquestra Petrobrás Sinfônica e regência de Jack Wall. Participou da celebração do centenário de nascimento de Carlos Drummond de Andrade com o poema de Itabira de Villa-Lobos, sob a regência de Sílvio Barbato. Na música contemporânea tem trabalhado com a compositora Jocy de Oliveira, participando do Primeiro Festival Internacional de Mulheres Compositoras. Esteve na 1ª audição de Composições Brasileiras e da série Palavras Brasileiras. Foi a principal intérprete da ópera de câmera Domitila, do compositor José Guilherme Ripper. No Instituto Goethe, em Friburgo, apresentou-se com composições de Villa-Lobos e Carlos Gomes. Gravou com Maria Josephina Mignone o álbum Chico Bororó. Tem divulgado a música clássica no Brasil como também os compositores brasileiros, através de diversos projetos tais como, “Brincando de Òpera,(versão para adulto e criança)”, “De João a Pedro Uma História Brasileira”, “Cartas Portuguesas”, “Um Encontro com Chiquinha Gonzaga”, ”Para Sempre Nazareth” e “Cartas de amor de Francisco Mignone para sua Jô”. Na música popular brasileira destaca-se como intérprete do compositor Pixinguinha no quarteto “Mulheres em Pixinguinha”. É integrante do Coro de Ópera do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
João Antonio Parizoto é paulista, da cidade de Lins, iniciou seus estudos musicais em Barra Bonita, tendo como seus primeiros professores Beatriz Battaiola, Gláucio Munduruca e Nely de Alencar. Em 1989, após sua participação do I Concurso Nacional de Piano de Barra Bonita – “Homenagem a Guiomar Novaes”, reiniciou seus estudos de piano em São Paulo sob a orientação de Ciro Gonçalves Dias Jr., de quem tornou-se seu assistente em 1992 até a sua partida, em 2017. Ainda tiveram grande influência em sua formação pianística o relacionamento musical com Cláudio de Britto e Isabel Mourão, com quem se aconselhava regularmente. Por 15 anos, desde 1996, foi convidado a freqüentar anualmente as classes dos renomados professores David Dubal e Jerome Lowenthal, na The Juilliard School of Music. Ainda em New York, privou musicalmente com os decanos pianistas Constance Keene, Leonid Hambro e Ruth Slenczynska, cujas personalidades ímpares tiveram um grande impacto em sua formação artística. Suas constantes incursões camerísticas incluiram duos com os pianistas brasileiros Ciro Gonçalves Dias Júnior, Helena Marcondes Machado, Emma Luiza Souza Lima, Maria de Fátima Pimentel, Cinthia Gallo Zawadzki (Uruguai), William Jones (USA), Choko Sakai (Japão), além da soprano Kimiyo Kaneko e a Anklung-player Niiya Takae (Japão) e o trombonista brasileiro Elber Ramos Bonfim. Atualmente, João Antônio Parizoto Filho mantém a sua classe em São Paulo, onde reside, e foi professor de piano da Yamaha Music School desde sua inauguração até o encerramento das atividades da escola no Brasil, sendo certificado “Teacher Grade 5” pelo Yamaha Grade Examination System da Yamaha Music Foundation (Japan).
O Centro de Música Brasileira – CMB completou 40 anos de existência e é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em São Paulo, em 18 de dezembro de 1984, iniciando suas atividades em 29 de abril de 1985, no Teatro de Cultura Artística, com recital de Eudóxia de Barros, que é a atual Presidente. O compositor Osvaldo Lacerda foi o Presidente até 2011.
O CMB visa defender e promover a música brasileira erudita de todas as épocas e estilos. Por duas vezes recebeu Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA. Realizou 364 apresentações em São Paulo, e um total de 48 em cidades do interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais. Desde 2022, as apresentações acontecem no Auditório Escola Americana do Mackenzie.
Financeiramente sobrevive por investimento da pianista Eudóxia de Barros, parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie que cede o auditório e por anuidades de músicos interessados, R$ 250,00 (individual) e R$ 400,00 (casal).
Promoveu vários concursos nacionais de Interpretação: 7 da Canção de Câmara Brasileira; 5 de Músicas Brasileiras para Piano; 2 de Músicas Brasileiras para Flauta.
Realizou um Concurso de Monografia “O Dobrado”, e dois de Composição: o primeiro, em parceria com a Biblioteca Municipal Mário de Andrade de São Paulo, em 2008, o Concurso de Tocata para Piano, vencido em 1º lugar por Nelson Lin, que teve prêmio oferecido pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e a impressão da Tocata, pela Academia Brasileira de Música. Em 2009, na Casa Mário de Andrade, foram realizados o II Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Flauta e o V Concurso de Interpretação de Músicas Brasileiras para Piano, com prêmios oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Facebook: https://www.facebook.com/centrodemusicabrasileira
Serviço:
26 de abril, sábado, às 18h – Centro de Música Brasileira homenageia Chiquinha Gonzaga
Georgia Szpilman (canto) e João Antônio Parizoto (piano)
Local: Auditório Escola Americana – Campus Higienópolis
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Rua Piauí, 130
Higienópolis
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Tem acessibilidade
250 lugares
Duração: 1h
Classificação Livre
Grátis!

Assessoria de imprensa do Centro de Música Brasileira
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