Espetáculo Tecendo Histórias da Cia Quatro Ventos

Universo encantado da mitologia e contos afro-brasileiros

Em maio e junho, o espetáculo Tecendo Histórias da Cia Quatro Ventos circulará por escolas e bibliotecas. A peça integra o projeto Território Semear – nutrindo raízes para cocriar! contemplado pela 42ª Edição do Programa Fomento ao Teatro para atender a lei de ensino nº 10.639, de 2003, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em todas as instituições de ensino fundamental e médio no Brasil.

Na direção, Giselda Perê se uniu as atrizes Emily Meirelles, Jessica Oliveira, Lua Porto e Luana Gonçalves para emaranhar, entrelaçar e tecer, cantos e contos que falam da vida, da criação, essência e existência do mundo de uma perspectiva descentralizada e periférica. Em Tecendo Histórias a coletiva e elenco de quatro mulheres, é narrativa e narradora, viajando entre contar e cantar as histórias, ser e fazer elas brincando e interagindo com o público, fazendo parte do enredo. Tecendo assim um grande tecido de memórias.

Tecendo Historias – Foto de Trinity

Sinopse: “Tecendo Histórias” é um fio que convida o público a mergulhar no universo encantado da mitologia e contos afro-brasileiros, inspirados na literatura infantojuvenil. Em cena, narrativas teatralizadas entrelaçam cantigas, danças, poesia e personagens cativantes — entre eles, animais fantásticos que despertam a imaginação. A cada história, um fio é lançado em direção ao público e as histórias se desenrolam como tecidos vivos, bordando encontros de identidade, pertencimento e celebração da ancestralidade negra. Cada narrativa é um convite a brincar, sonhar e (re)conhecer as raízes que nos sustentam.

Tecendo Histórias nasce em 2018 da vontade do grupo de pesquisar suas ancestralidades e juntar em uma só produção todas as histórias que conheciam ou viriam a conhecer”, conta Jessica Oliveira da Cia Quatro Ventos.

A Cia Quatro Ventos é uma coletiva teatral cria de Cidade Tiradentes, território onde atuam, residem e desenvolvem seus principais projetos artísticos culturais há mais de 14 anos. Atualmente a Cia é nutrida por mulheres com formação no campo das Artes Visuais, Letras e Pedagogia. Mulheridades que concriam espetáculos teatrais, contações de histórias, websérie, intervenções, mediação de leitura, oficinas artísticas, entre outras atividades. Seus trabalhos conectam temas inerentes à diversidade cultural trazendo reflexão para processos artísticos com foco nas infâncias, em especial, as periféricas. Tecem caminhos sustentáveis numa perspectiva afro-indígena de confluir conhecimentos e irradiar afetos dentro e fora de seus territórios, ancestrais e contemporâneos, trabalhando de forma respeitosa e comprometida. Contribuem para avivar e fortalecer identidades, combater o racismo; Apreciando as infâncias tendo a Natureza, Arte, Cultura e Educação como ferramenta. Desde 2015 a Cia junto com outras coletividades gerenciam a “Cooperativa de Artistas” que impulsiona o desenvolvimento de projetos em parceria com o poder público, oportuniza a manutenção do trabalho de artistas tornando-se uma importante ferramenta de viabilização de projetos e de prestação de serviços artísticos e culturais na cidade de São Paulo.

Agenda

Tecendo Histórias da Cia Quatro Ventos

Dia 13 de maio, terça-feira,em 4 sessões, às 10h, 11h, 14h e às 15h
EMEF Aureliano Leite
Rua José Francisco Brandão, 370
Cidade Tiradentes, São Paulo – SP, 08470-790

Dias 20 de maio, terça-feira, àss 11h e às 14h, e 10 e 13 de junho, terça-feira e sexta-feira
Biblioteca do CEU Barro Branco
Rua Salvador Vigano, 100
Conj. Hab. Barro Branco II, São Paulo – SP, 08473-605

Os eventos são fechados ao público.

Link de fotos – https://drive.google.com/drive/folders/148kVM7HZ9pFPTFloHO13lpzFv8dr1iS2?usp=sharing

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 99969-0416
https://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 16

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo