Samba de Roda do projeto Cadência Cultural no Clube CDC Curtiball

Dia 26 de março, quinta-feira, às 19h30, tem Samba de Roda do projeto Cadência Cultural no Clube CDC Curtiball, na Zona Norte. O evento será liderado por Claudia Anhuma que tem um trabalho de valorização das culturas populares de matrizes africanas. A ação conta com acessibilidade em Libras e espaço acessível para pessoas com mobilidade reduzida. Grátis!

Projeto Cadência Cultural – Samba de Roda – foto de Rafaela Lopes

O samba de roda é memória viva, corpo em movimento e voz que atravessa gerações. Manifestação cultural afro-brasileira nascida nos terreiros, quintais e rodas do Recôncavo Baiano, reúne canto, dança, percussão e ancestralidade em um mesmo gesto coletivo.

Na roda, o tempo se curva. As palmas firmam o chão, o tambor chama, o canto conduz e o corpo responde em diálogo com a coletividade. É nesse espaço que o samba de roda se mantém como prática de resistência, transmissão de saberes e afirmação da identidade negra, com protagonismo histórico das mulheres.

Claudia Anhuma

Claudia Anhuma, multiartista cultural, cantadora e educadora, desenvolve seu trabalho a partir da valorização das culturas populares de matriz africana, tendo o samba de roda como eixo de expressão, formação e fortalecimento comunitário.

Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o samba de roda segue pulsando como espaço de encontro, celebração e aprendizado coletivo.

Dia 11 de abril, sábado,o projeto Cadência Cultural terá mais duas atividades no Clube CDC Curtiball, capoeira com Vadeia Sampa e samba de roda. Tudo gratuito.

Em 2026, o projeto vem realizando encontros formativos – três de capoeira e três de samba de roda – além de uma palestra, ampliando o acesso ao conhecimento histórico, político e cultural para praticantes de vários estados e países onde a escola mantém núcleos.

Mais do que aulas, o Cadência Cultural promove pertencimento, identidade e transformação social. Ao fortalecer manifestações de matriz africana, o projeto reafirma a importância da cultura popular como território de resistência e construção coletiva, valorizando saberes ancestrais e reconhecendo a potência da comunidade da Brasilândia.

“Este projeto foi contemplado pela 2ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Capoeira da cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.”

O Grupo – Cadência Brasil Capoeira

O projeto é realizado pela Escola Cadência Brasil Capoeira, fundada em 2010 pelo Mestre Fernando Teixeira (Mestre Cabeça). Com núcleos no Brasil e no exterior — entre eles Portugal, Holanda, França, Alemanha e Inglaterra — o grupo é reconhecido por seu trabalho pedagógico, comunitário e artístico, com forte atuação na formação de crianças, jovens e adultos.

A capoeira praticada pelo Cadência Brasil combina movimento, musicalidade, cultura e construção de vínculos, fundamentada na história afro-brasileira e no respeito à diversidade. Seus professores formados assumem papel ativo na disseminação e preservação da capoeira como patrimônio cultural e ferramenta educativa.

A Produtora Executiva – Elielma Carvalho

Elielma Carvalho é produtora cultural, gestora de projetos e cordelista, com mais de dez anos de atuação em iniciativas que fortalecem a cultura popular brasileira. Especialista em Gestão de Projetos Culturais, pós-graduada em Contação de Histórias e Musicalização, e com formação no programa Avança Forró, Elielma desenvolve ações que articulam arte, equidade e transformação social.

Como produtora executiva, assina projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, ProAC LAB, Lei Paulo Gustavo  e Emenda Parlamentare Estadual. Entre eles, “Berimbauê Balancê”, “Equidade Musical”, “Flores do Mandacaru – As Mulheres no Forró”, “Eles e Elas – SerTão DiVerso”, “As Mulheres, a Capoeira e o Movimento para a Vida” e, agora, o Cadência Cultural. Sua trajetória une sensibilidade, rigor técnico e compromisso com territórios periféricos e narrativas populares.

O Produtor Artístico – Tante Silva (Antônio Williton)

Professor de capoeira há mais de 20 anos, Tante Silva atua em contextos formais, não formais e comunitários, com grande experiência em projetos sociais e políticas públicas de educação e esporte. Formado pelo Grupo Cadência Brasil Capoeira, desenvolve práticas pedagógicas que unem capoeira, cultura popular e reflexão crítica, além de ministrar ações educativas em diferentes territórios, inclusive junto ao MST em São Paulo.

Sua atuação no Cadência Cultural envolve a concepção artística, orientação metodológica e estruturação das práticas de capoeira, garantindo qualidade, segurança e profundidade cultural nos encontros.

O Proponente – Cristiano Amorim

Capoeirista há sete anos na Escola Cadência Brasil Capoeira, Cristiano Amorim é o proponente do projeto e participa ativamente das ações comunitárias desenvolvidas nos núcleos da escola. Com experiência em encontros, rodas e seminários técnicos, Cristiano alia conhecimento prático e teórico, sendo responsável pela coordenação geral, acompanhamento das atividades e articulação com a comunidade beneficiada.

Um projeto que fortalece a cultura afro-brasileira

O Cadência Cultural nasce como um espaço de troca, aprendizado e celebração. Ao promover a capoeira e o samba de roda em diálogo com a comunidade da Brasilândia, o projeto reafirma a importância da cultura popular como caminho para autonomia, memória, identidade e construção de novos futuros.

Projeto Cadência Cultural – Samba de Roda – foto de Rafaela Lopes

Serviço

Projeto Cadência Cultural
@cadencia_brasil_capoeira_sp

Clube CDC Curtiball
Rua Pascoal da Costa 4, Vila Albertina – Zona Norte São Paulo, SP, 02730-020

Dia 26 de março, quinta-feira, às 19h30

Atividade de samba de roda com Cadência Brasil Capoeira

Dia 11 de abril, sábado

Atividade de capoeira com Vadeia Sampa às 15hs e

Atividades samba de roda com Cadência Brasil Capoeira às 17hs

Para todos os eventos – Classificação indicativa: Livre

Grátis!

Link com Fotos:

https://drive.google.com/drive/folders/19Vp8CyO5BigZn1OpCzcqU-Znb-RuvV6S?usp=sharing

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 99969-0416
https://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 20

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo