Comemoração dos 80 anos de Almeida Prado em Álbum

Dia 12 de novembro, domingo, às 17h, será lançado o álbum triplo em comemoração aos 80 anos do compositor Almeida Prado (1943-2010) na Sala Eubiose, com palestra e recital gratuitos. O álbum Cantiga de Amizade/ Almeida Prado 80 anos/ inclui a Integral da Obra para Violino e Piano com 11 renomados músicos que em suas carreiras sempre incluíram obras do compositor em seu repertório.

São 21 obras para violino e piano que percorrem, no decorrer de sua trajetória, suas diferentes fases composicionais, entre obras inéditas recentemente descobertas que terão sua estreia mundial neste projeto.

Constança Almeida Prado (foto d eW. Mahala) e Carlos Moreno (foto de Marcus Hermes)

A direção artística é do maestro Carlos Moreno, genro do compositor, que em sua convivência, estudou e revisou com ele diversas obras, assim como a execução de obras sinfônicas e das obras para violino e orquestra. Em 2022, Constança Almeida Prado, ao organizar o acervo de seu pai, encontrou obras inéditas que serão estreadas mundialmente neste projeto. O projeto foi realizado pelo #proac2022 através do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura e Industria Criativas.

Emmanuele Baldini (foto de Fernando Ruz), Olga Kopylova (foto de Luís Crispino), Gabriela Queiroz e Lucas Thomazinho (foto de José Luiz de Souza)

Entre os músicos estão Aleyson Scopel, Claudio Cruz, Constança Almeida Prado, Emmanuele Baldini, Flávio Augusto, Gabriela Queiroz, Jordan Alexander, Lucas Thomazinho, Olga Kopylova, Paulo Gazzaneo e Ricardo Amado.

Almeida Prado está entre os maiores nomes da música erudita. Sua vasta produção, com mais de 700 obras, abrange formações e gêneros diversos, dos solos instrumentais ao sinfônico, passando pelas mais variadas formações camerísticas. Tendo sido um dos poucos brasileiros alunos da educadora francesa Nadia Boulanger (1887-1979) – da qual também foram alunos compositores como Stravinsky e Lutoslawski -, e orientado por Olivier Messiaen (1908-1992) – em cuja classe estiveram Boulez e Stockhausen -, sua formação sólida e sua cultura musical abrangente lhe conferiam o domínio de todas as linguagens musicais contemporâneas, e do idiomatismo de todos os instrumentos musicais e da voz humana. Dotado de uma imaginação sonora ímpar, Almeida Prado compunha com fluência e rapidez incríveis.

Almeida Prado

As obras de Almeida Prado são executadas e gravadas no mundo todo. Na sua produção encontramos obras consagradas executadas nas principais salas de concerto de todos os continentes, mas também muitas outras ainda inéditas. Recentemente o violinista Emmanuele Baldini juntamente com o violoncelista Rafael Cesário gravaram pelo selo Naxos a integral da obra para violino e violoncelo de Almeida Prado. Em 2017, Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes, através da Fundação OSESP e Itaú Cultural, homenagearam o compositor com a inauguração da Sala Almeida Prado, localizada na entrada da Sala SP.

A importância da música de Almeida Prado é comprovada também em muitas teses de mestrado e doutorado defendidas em instituições brasileiras e estrangeiras.

A música de Almeida Prado é de expressividade pungente, capaz de cativar a sensibilidade tanto de diferentes públicos. Um dos muitos exemplos que se pode citar foi o sucesso das 3 récitas da música para o filme mudo de Andrés Sauvage Études sur Paris (1928)em 2009 na Sala SãoPaulo, executada pela OSESP.  Foram três dias em que o compositor foi aplaudido de pé pelo teatro lotado.

Almeida Prado era pianista exímio, e o piano era seu instrumento favorito.  A envergadura de sua produção pianística é de grande importância no repertório pianístico universal, e sem precedentes na música brasileira.

Por sua vez, a escrita camerística de Almeida Prado traz inovações timbrísticas e sonoras contemporâneas em formações inusitadas – como exemplo, podemos citar a combinação de acordeon, celesta, percussão, piano e cordas em Paná-Paná III, ou a inclusão de garrafas d’água no instrumental de percussão de Santiago de Compostela Variations.

A música de Almeida Prado sempre cativou muitos intérpretes brasileiros e estrangeiros, o que inspirou a recente criação do Ensemble Almeida Prado, formado por músicos, musicólogos e pesquisadores do Brasil e do exterior, todos com produção relevante para a música do compositor. O compositor era de uma personalidade generosa, e dedicou a maioria das suas obras a intérpretes conhecidos no cenário da música contemporânea. A relação destes músicos com o compositor era de profunda amizade e admiração.

É interessante observar também que a partir de 1993, Almeida Prado dedica muitas de suas obras para violino e piano, assim como para violino e orquestra à sua filha Constança, que a partir dos 13 anos de idade começa a evoluir e se interessar bastante pelo estudo do violino, a exemplo do Noturno n.13, de 1993, a Sonata nº 3 de 1993, a Fantasia de 1997, a obra Carta Celestes nº 8 para violino e orquestra, de 2000, a Sonata para violino solo também de 2000 e a Sonata nº 4 de 2007.

A elaboração apurada da sua música, tanto em termos sonoros e estruturais quanto em termos idiomáticos e técnicos, por si só já seleciona músicos competentes e comprometidos. Neste projeto participarão músicos que tiveram alguma importante ligação com sua música e sua pessoa.

Muitos concertos e projetos já foram realizados em todo o país focando na música de Almeida Prado, como o Festival Música Hoje Almeida Prado 60 anos, em novembro de 2003 no Centro Cultural São Paulo, além da Publicação do Livro-CD pela Discoteca Oneida Alvarenga do CCSP, com patrocínio da Petrobrás e organização de Francisco Coelho, contemplando obras para violino e piano, quando algumas foram editadas e gravadas em 2006 com Constança Almeida Prado, Helenice Audi e Achille Picchi.

Mas nunca houve até agora o registro da integral de suas obras para violino e piano. Os 10 intérpretes certamente com a qualidade e alto nível artístico que lhes caracteriza, em muito contribuirão para difundir e homenagear estas belíssimas obras-primas.

A envergadura da produção musical deixada por Almeida Prado terá, neste projeto, a oportunidade de se deparar com uma amostragem significativa e abrangente, abordando conjuntamente diversas fases composicionais que se refletem na sua produção riquíssima para violino e piano. Este será, portanto, um projeto de importância histórica para a cultura brasileira.

Ficha técnica

Álbum Cantiga de Amizade/ Almeida Prado 80 anos
Integral das 21 obras para Violino e Piano de Almeida Prado

Carlos Moreno, direção artística
Constança Almeida Prado Moreno, idealização
Francisco Coelho, produtor de gravação
Carlos Augusto Souza Lima, direção Sala Eubiose
Cadu Byington e Fábio Scucuglia, engenharia do som
Guilherme Schwenk, assistência
José Staneck,  Frederico Barreto e Claudio Hodnik, editores das obras gravadas
Raymond Ponton, afinação do piano
Dinâmica – produtora
Miriam Bemelmans, assessoria de imprensa
Ana Luiza Almeida Prado Sawaia e Camila Paulon , arte
Irineu Franco Perpétuo, textos
Agradecimentos
Governo do Estado de SP
Proac
Academia Brasileira de Música

Dados da palestra e recital

Palestra

A Obra integral para Violino e Piano de Almeida Prado e sua relevância no âmbito mundial
Palestrante: Carlos Eduardo Moreno
Mediador: Irineu Franco Perpétuo

Recital Violino e Piano
Músicos:
Cláudio Cruz,Constança Almeida Prado Moreno e Ricardo Amado, violino, Flávio Augusto, Jordan Alexander, Olga Kopylova e Paulo Gazzaneo, piano

Programa do recital

Cantiga de Amizade

Flávio Augusto, piano/ Ricardo Amado, violino

Transcrições para Violino e Piano

Adeus

Cantiga de Amor (Do Filme ‘Doramundo’)

Kinderszenen/ 18 Cenas Infantis

Seleção

Cena 1 ‘O galinho canta de manhã bem cedinho’

Cena 2 ‘As meninas no jardim’

Cena 5 ‘A cachorrinha Dadá’

Cena 10 ‘Aninha faz sua bonequinha naná’

Cena 14 ‘Os peixinhos no aquário’

Cena 15 ‘Ikon, o cachorrão’

Cena 16 ‘A bailarina da caixinha de música’

Cena 18 ‘Os anjinhos pintam no céu o arco-íris’

Paulo Gazzaneo, piano/ Constança Almeida Prado Moreno, violino

Sonatina

Alegre

Andante/Tema com variações

Rondó-ciranda

Flávio Augusto, piano/ Ricardo Amado, violino

Valsa ‘O tronco’

Flávio Augusto, piano/ Ricardo Amado, violino

Sonata n. 3

Jordan Alexander, piano/ Constança Almeida Prado Moreno, violino

Gaia, canción de cuña

Fantasia/ versão para violino e piano

Olga Kopylova, piano/ Cláudio Cruz, violino

Serviço

Lançamento do álbum Cantiga de Amizade/ Almeida Prado 80 anos

Dia 12 de novembro, domingo, às 17h

Palestra e recital de violino e piano

Sala Eubiose

Sociedade Brasileira de Eubiose

Departamento Lacerda Franco
Avenida Lacerda Franco, 1059

Aclimação-SP

201 lugares

Grátis!

Link com fotos https://drive.google.com/drive/folders/1QERyrf9cu2g-7Yu4TC2gdCLJawC9W15f?usp=sharing

Assessoria de imprensa
Miriam Bemelmans

miriam@bemelmans.com.br
(11) 3034-4997 e (11) 9 9969-0416
https://www.bemelmans.com.br
Instagram: @mbemel
https://linktr.ee/bemelmans

Sócia-diretora da Bemelmans Comunicações, empresa de assessoria de imprensa. É formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero de São Paulo. Fez Curso de Assessoria de Imprensa para empresas em momentos de crise.
Post criado 20

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo